Desafios do HOME OFFICE

Desafios do HOME OFFICE

     O home office é uma tendência bastante atual e que vinha em lento crescimento até o início da pandemia de Covid-19, em março. Com a necessidade de distanciamento social, muitas empresas tiveram que adotar rapidamente essa modalidade de trabalho sem necessariamente estarem prontas.

     O grande desafio tem sido adaptar os colaboradores à rotina de trabalho fora da estrutura “física” da empresa. As dificuldades mais comuns são a distração, falta de comunicação e dificuldade em acompanhar os projetos/tarefas. Ainda há, especificamente na parte de TI, a crescente preocupação com segurança de dados, pois houve um incremento considerável na utilização de smartphones e computadores pessoais no acesso a redes corporativas.

     Apesar da repentina mudança, é importante que as empresas se adaptem na mesma velocidade, promovendo organização de infraestrutura, bem como disponibilização de ferramentas corretas para viabilizar o home office sem prejudicar o rendimento da equipe ou a segurança de dados.

     Utilizar ferramentas de gestão como por exemplo o Trello, RunRunIt e o Monday, podem auxiliar na distribuição de tarefas e acompanhamento de projetos e prazos. Manter a comunicação entre os colaboradores é outro ponto de grande relevância, é necessário facilitar as conversas e as videoconferências com aplicativos como o Microsoft Teams e Skype. Ainda há a necessidade de análise profissional em relação aos riscos em acessar o ambiente de rede corporativa, segundo as principais agências de cibersegurança, houve aumento nos casos de ransomwares (invasão e bloqueio de dados), DDoS (ataques de negação de serviço) e phishing (roubo de informações pessoais)

     É neste ponto que é primordial contar com um parceiro na área de tecnologia, que conheça as ferramentas corretas para garantir desempenho e facilidade aos colaboradores, bem como segurança aos dados da corporação.

Sua empresa estava preparada para toda essa mudança? A TEC+ pode te ajudar a descomplicar esse cenário, entre em contato conosco e saiba mais.

Davi Cardoso da Silva

Trabalhando com tecnologia desde 2006, não se intimida com desafios e está sempre em busca de novos conhecimentos. Sua paixão pelos mundos dos games explica não aceitar o "game over" e buscar sempre o "próximo level". Acredita que a boa comunicação é a base de tudo. Além dos jogos, divide seu tempo livre entre séries, filmes e música.