As formas CORRETAS de fazer um BACKUP

As formas CORRETAS de fazer um BACKUP

    Você já deve ter ouvido falar em algum momento sobre backup de dados, certo? Quando seu dispositivo (celular ou computador) informou que “seu backup foi realizado com sucesso” ou até mesmo que “não foi possível realizar seu backup”. Mas você sabe exatamente o que é um backup?

    Vamos começar explicando de forma simplificada: Backup é uma cópia de segurança dos dados do seu dispositivo (informações, fotos, arquivos, etc.) para outro local ou armazenamento que em caso de emergência possa ser restaurado. Esse dispositivo pode ser um celular ou computador.

Agora que já você já sabe o que é um backup, basta definir onde essas informações serão salvas e qual o local seguro o suficiente para manter esses dados.

    Hoje vamos explorar uma estratégia que usamos em ambientes corporativos onde temos um impacto maior em caso de perda de informações, nós da TEC+ seguimos uma regra de backup chamada 3-2-1, que ficou popular graça a PETER KROGH, um fotógrafo conhecido por seu trabalho na área de gerenciamento de ativos digitais.

A regra consiste em:

  1. Ter ao menos 03 cópias dos seus dados:
    Usamos muito a expressão “quem tem um não tem nenhum”, porque ter um backup só não é suficiente. Levamos sempre em consideração as possíveis falhas que os dispositivos eletrônicos podem ter e sempre avaliamos se o repositório de backup tem a mesma vida útil que o ativo;
  2. Armazenar em 02 mídias diferentes:
    Seguindo o conceito acima, não podemos depender apenas de um repositório de backup por diversos motivos, pois assume-se o risco de haver falha física ou até mesmo cybercrime (abordaremos a respeito em outro momento oportuno). Recomendamos sempre o uso de 02 armazenamentos diferentes, discos externos, storages e etc.;
  3. Manter 01 cópia fora da sua empresa:
    Imagine o seguinte cenário: o seu CPD sofre alguma avaria física ou até mesmo um incêndio e seu backup está ao lado do seu servidor principal. Além dos danos materiais, teríamos um dano imensurável com a perda total dos dados da empresa, por isso é tão importante separar fisicamente as cópias de segurança. Para evitar um cenário deste é recomendado que se tenha sempre uma cópia fora do ambiente, podendo ser em uma armazenagem externa ou até mesmo para nuvem, lembrando sempre da importância de replicar toda a estrutura de armazenamento para fora da empresa para manter os dados 100% íntegros.

Sua empresa possui alguma rotina de backup?

A regra 3-2-1 está dentre as melhoras práticas do mercado para ambientes corporativos, mas além de boas rotinas é preciso validar, monitorar e testar seu backup e a TEC+ pode te ajudar nesta solução. 

Maicon Rodrigues

Formado em gestão de TI e com mais de 10 anos de experiência na área técnica decidi empreender. Nas horas vagas sou super-herói da minha filha e também um dos melhores construtores de cabanas com lençóis.