DICAS para o melhor uso do seu COMPUTADOR

DICAS para o melhor uso do seu COMPUTADOR

Nesses tempos em que o home office se tornou a única opção para muitas pessoas, é de extrema importância cuidar da saúde do seu computador, já que é nele que você vai passar boa parte do dia. E quando falamos em saúde, nos referimos a tudo: desde o sistema operacional até as suas condições físicas e as da sua máquina. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa trabalhar tranquilamente e de forma mais adequada possível:

Mantenha o equipamento refrigerado

Uma das questões mais importantes para um computador é a temperatura em que ele está operando. Quando computadores e notebooks trabalham com a temperatura acima do normal, aumenta muito a possibilidade de danificar as peças do aparelho e o desempenho pode diminuir, gerando lentidão e travamentos. Em casos extremos, o aparelho pode desligar devido ao superaquecimento, podendo ocorrer dano a placa mãe ou queima de algum componente. O procedimento de limpeza interna de computadores e notebooks consiste em efetuar a desmontagem do aparelho, higiene e remoção da poeira e outras sujeiras existentes. A limpeza deve ser feita principalmente na parte dos coolers, entradas e saídas de ar. Isto porque normalmente são as partes mais críticas de sujeira e as mais importantes para refrigeração.

 

Mantenha seu sistema operacional atualizado

Uma das formas eficientes de se proteger, mesmo antes da compra de soluções especializadas como antivírus, é a atualização do sistema operacional disponibilizada pelo próprio fabricante. Quando atualizamos o sistema operacional, a empresa responsável por seu desenvolvimento irá fazer as correções nas vulnerabilidades sempre que houver alguma.

 

Use programas originais

Quando você baixa um software pirata, automaticamente você coloca seu computador em risco, pois eles podem ter sido modificados e podem esconder algum código malicioso que pode danificar sua máquina. A performance do sistema é comprovadamente reduzida devido aos chamados “cracks”, que podem modificar e até danificar os registros do sistema operacional.

 

Ergonomia

O trabalho em computador quando executado por muitas horas seguidas pode provocar problemas como fadiga ocular e dores musculares, principalmente quando não adotamos hábitos saudáveis. Uma boa postura é fundamental para diminuir esses problemas. Descansar a vista a cada hora de trabalho também é algo bem importante, pois a exposição à tela por muitas horas seguidas pode causar sérios danos à saúde dos seus olhos.

 

Fique atento e siga essas dicas para que o seu período de trabalho em casa seja o mais tranquilo e saudável possível!

Guilherme Alcide Leite

Apaixonado pela minha família, sou de poucas palavras focado no meu trabalho, busco sempre novas experiências. "O medo de arriscar é o que impede de evoluir"