Como armazenar suas SENHAS de forma segura?

Como armazenar suas SENHAS de forma segura?

     Antes de saber como proteger suas senhas temos que entender o quanto elas são importantes em nosso dia a dia. Hoje usamos senhas para quase todas ações em nossas rotinas diárias, desde desbloquear seu celular até o acesso a conta bancária. 
     Muitas pessoas optam por criar um padrão de senha para todos os seus acessos. Mas agora imagine uma pessoa mal-intencionada com sua senha em mãos: ela vai ter acesso a várias aplicações suas, certo? Então aqui fica a pergunta, como criar senhas seguras? 
     Nem todos os aplicativos permitem criar senhas complexas, então uma das formas de se proteger é criar senhas diferentes para cada tipo de acesso, assim caso alguma de suas senhas seja vazada você não vai ter todos os seus acessos comprometidos. 
Por isso, a pergunta certa a ser feita é: onde posso armazenar minhas senhas de forma segura? Onde vamos guardar todas essas senhas diferentes?
Sabemos que nem todas as pessoas têm facilidade de gravar todas as senhas de cór, ou até mesmo ter tantas senhas que gravá-las na cabeça se torna impossível. 
     Então é aqui que entra a solução: os aplicativos gerenciadores de senhas. Eles são ferramentas que permitem cadastrar todas as suas senhas, para que você tenha um acesso centralizado, gerando uma senha mestre para ter acesso ao restante de suas as outras chaves de acesso. 
Mas caso você esteja se perguntando “e se minha senha mestre for roubada, posso ter todas as minhas senhas vazadas?” 
  A resposta é não. Esse risco é extremamente baixo caso você esteja utilizando um aplicativo confiável.
  Existem alguns fatores que auxiliam na escolha da ferramenta certa:
  • Verificar se o aplicativo tem uma boa reputação e se suas senhas são armazenadas de forma criptografada no aplicativo;
  • Verificar a forma de autenticação do acesso ao aplicativo, sempre optando por ferramentas com autenticações por duas etapas. Exemplo: uma senha e mais um token via SMS ou via e-mail.
Dessa forma você evita uma possível dor de cabeça, garantindo a segurança dos seus dados.

Nilson Farias de Souza

Esse guri é movido por desafios, tenta abraçar tudo e todos, perde algumas horas em jogos online, mas sempre priorizando os estudos, e em adquirir conhecimento. Sigo o dilema, "Sonhadores mudam o mundo!"