O que é “Fragmentação de Disco” e como evitar

O que é “Fragmentação de Disco” e como evitar

 A Fragmentação é algo quase que inevitável, em qualquer tipo de sistema. É muito comum e mesmo que você tenha um SSD, não está a salvo disso, porém conhecemos formas de diminuir esse problema.

 

Vou começar explicando como a fragmentação de texto funciona. Para isso vamos usar o exemplo de um programa pequeno chamado “X” e outro programa com o dobro de tamanho que se chamará “Y”. 

Depois que você para de usar o programa “X”, você desinstala e quando instala o programa “Y” o Windows tenta colocar o programa no mesmo espaço, que agora está vazio, porém como o programa “Y” tem do dobro do “X”, ele é fragmentado e distribuído a outros espaços vazios dentro do seu disco rígido. 

O programa “Y” ficará em vários locais e não seguirá uma sequência.

 

Como isso afeta?

Isso faz com que seu computador fique mais lento. Toda vez que você abrir o programa “Y”, a leitura será lenta e como não está salvo em um local só e em sequência, o windows ficará procurando em vários locais diferentes. Isso pode acontecer com programas e documentos.

 

Não há como evitar a fragmentação, mas existem algumas ferramentas que podem ajudar a “desfragmentar” e assim deixar suas máquinas mais velozes.

Você pode escolher entre ferramentas pagas, ou gratuitas. A que eu vou indicar é uma ferramenta gratuita, a “DEFRAGLER” da Piriform.

 

E se preferir, entre em contato conosco, podemos trazer essa e outras soluções antes de você baixar essas ferramentas, a TEC+ pode ajudar a sua empresa.

Gabriel Bueno

Aficionado por tecnologia atuo na área desde os meus 12 anos de idade, com foco em Windows/Microsoft procuro estudar constantemente para me tornar o melhor em tudo aquilo que faço.